quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conferência Estadual de Saúde terá mesa sobre Saúde no Sistema Penitenciário.

O Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário, que tem o CRP-RJ em sua diretoria executiva, obteve uma importante conquista: a 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, terá uma mesa sobre o tema, no dia 26 (quarta-feira), às 16h30. A informação foi confirmada no último dia 19, quarta-feira, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), que recebeu o quinto encontro do Fórum.
Foto: Conselho Regional de EnfermagemParticipantes sentados no auditório
Entidades participantes do Fórum se reuniram
no Conselho Regional de Enfermagem
Foto: Conselho Regional de EnfermagemMárcia Badaró ao microfone
Márcia Badaró é uma das representantes
do CRP-RJ na Secretaria do Fórum
Durante a reunião, Marisa Menezes Pinto, representante da área técnica de saúde das populações vulneráveis e privadas de liberdade da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou apresentação de dados relativos ao repasse de verbas para a Saúde Penitenciária e das ações de imunização da população carcerária contra a hepatite.
Marisa garantiu ainda que o município do Rio tem demonstrado interesse em ajudar a Secretaria de Administração Penitenciária na imunização dos internos. O Presídio Ary Franco, a Penitenciária Talavera Bruce e a Unidade Materno Infantil já foram escolhidos como locais iniciais no processo de vacinação contra a hepatite. “O Estado é articulador das ações e os municípios executam, conforme preconiza a municipalização do SUS nas ações de saúde pública. A idéia é que essas unidades sirvam de experiência piloto para, avaliarmos seus resultados e, em seguida, estendermos às demais unidades prisionais do estado”, esclareceu Marisa.
A representante da SES também falou sobre os pequenos, mas positivos avanços já alcançados pelo Plano Operativo Estadual (POE) e demonstrou preocupação com o repasse de verbas para a Saúde no Sistema Penitenciário. “Há R$ 11 milhões repassados para essa função. Onde está sendo aplicado esse dinheiro?”, questionou.
“Aos poucos o FPSSP vai ganhando espaço e dando visibilidade às questões do sofrimento humano do outro lado dos muros”, comentou a psicóloga Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP 05/2027), colaboradora do CRP-RJ e representante do Conselho na Secretaria Executiva do Fórum junto ao também psicólogo e colaborador Cristiano Rodrigues de Freitas (CRP 05/30640).
“É a primeira vez que a temática está sendo colocada em pauta numa Conferência Estadual de Saúde. Foram tiradas dez propostas, entre elas a construção da Carta do Rio, contemplando as precárias condições de saúde da população privada de liberdade, como também as péssimas condições de trabalho dos servidores de saúde. Sendo aprovada, a Carta do Rio será encaminhada à Conferência Nacional de Saúde, o que ganha uma força política importante”, completou Márcia.
O representante do Conselho Estadual de Saúde, Urquilei Pinheiro, informou que a Defensoria Pública e o Ministério Público também foram convidados para participar da mesa. Márcia Badaró será a representante do Fórum. A 6ª Conferência Estadual de Saúde acontece no Ginásio do Maracanãzinho (Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Maracanã, Rio de Janeiro).
                                                                                                         
Secretaria Executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário