segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Saúde nas Prisões

Saúde nas prisões: exemplo mato-grossense pode inspirar o Rio

Entre os participantes da audiência pública que marcou a criação do Fórum de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio, na última semana, estava a psicóloga Mônica Pinto Leimgruber, do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP-14), que compareceu para destacar o trabalho feito em seu estado em busca de proporcionar o acesso da população carcerária aos serviços básicos previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mônica falando ao microfone
Monica Leimgruber falou sobre importância de
integração entre profissionais da saúde e o Governo
A precariedade da atenção à saúde no sistema penitenciário do Rio ficou clara durante a audiência. Diante da situação atual, Mônica sugeriu soluções a partir de sua experiência no Mato Grosso do Sul. Para ela, antes da atuação direta nos presídios, é necessária maior integração entre profissionais da Saúde e o governo, especificamente entre as secretarias de saúde, de segurança pública, de administração penitenciária e as secretarias municipais de saúde.
Mônica lembrou que as presenças de representantes do Ministério Público e da Defensoria à audiência proporcionam o estreitamento de relacionamento necessário para melhoria da saúde nas carceragens fluminenses. Além disso, a promoção de audiências públicas, no entender da sul mato-grossense, chama a atenção da sociedade civil para o plano nacional que precisa “ser visto e discutido”. Mônica ressaltou, ainda, a importância do papel da psicologia: “Os psicólogos precisam se apropriar desse plano para que realmente possam intervir em ações efetivas”, afirma.
A integração sugerida pela psicóloga já existe no Mato Grosso do Sul. Mas ela lembra que não é possível queimar etapas. “Se você não começar do básico, que é fazer com que as secretarias e os municípios também se comovam e participem do plano nacional, a gente não vai conseguir caminhar. Se não for assim, não serão efetivas nem as ações mínimas do plano nacional de saúde”, argumenta.
A criação do Fórum, para Mônica, certamente será benéfica para o estado. “As instituições, o poder público, os cidadãos e também aqueles que são responsáveis pela execução desse plano estarão integrados. Dessa forma, as relações começam a se estreitar e é disso que nós precisamos para poder efetivar qualquer tipo de ação no plano da política pública de atendimento”, conclui.
27 de Abril de 2011
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados - 2009

Um comentário:

  1. Atualizando a agenda do Fórum:

    Prezad@s

    Convidamos a todos para participarem do VII Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (FPSSP-RJ) que acontecerá no dia 30 de maio de 2012, 4ªf, às 14hs, no Conselho Regional de Nutricionistas (Av. Rio Branco, 173, 5º andar, Centro, próximo a estação Carioca do Metrô).


    O Fórum terá como tema os "Desafios das audiências públicas na ALERJ/2012: saúde e segurança alimentar" e para o debate estão convidados:



    - Drª Anabelle Macedo Silva ( Promotora da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva da Saúde);

    - Kátia Cardoso ( Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do RJ),

    - Dr. Marcos Argolo (Coordenador de Saúde da SEAP)

    - Márcia Badaró (Conselho Regional de Psicologia/ CRP-RJ - Secretaria Executiva do FPSSP).


    Não é necessário inscrição prévia. É só comparecer!!
    Divulguem em suas redes de contato.

    Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário
    CRP-RJ; CRESS-7ªregião; CRN-4; ASSAP ( Associação de Servidores de Saúde e Assistência no Sistema Penitenciário) e Conselho Estadual de Saúde (CES)

    ResponderExcluir