Os participantes do Fórum destacaram pontos negativos da CES, como a ausência de observadores e da participação popular no Plenário. Para a psicóloga Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP 05/2027), colaboradora do CRP-RJ e membro do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário, lamentou a baixa presença no evento, que aconteceu no Maracanãzinho. “Senti falta do povo, mas tivemos um avanço importante, pois demos visibilidade à questão da Saúde no Sistema Penitenciário”, disse.
A ausência do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes durante a Conferência – da qual só participou da mesa de abertura – e a postura adotada pela segurança do evento foram outros dois pontos de descontentamento. A psicóloga e conselheira do CRP-RJ Cristiane Knijnik (CRP 05/39275), presente à reunião, destacou o grau de controle existente na Conferência. Havia, por exemplo, registro dos delegados que deixavam os grupos de trabalho para ir ao banheiro. “Isso é uma higienização da experiência pública”, definiu.
A Doutora Maria Inês de Souza Bravo, professora de Serviço Social da Uerj e articuladora do Fórum de Saúde, afirma que “a saúde virou assunto de segurança desde o início do governo Cabral. Nós estamos num governo autoritário e a CES reproduziu muito bem isso”. Inês lembrou ainda a manifestação organizada pelo Fórum contra a privatização da saúde, no primeiro dia do evento “Eles esperavam que não houvesse manifestação, mas nós fizemos uma e ainda aprovamos três moções nossas”, afirmou.
Para a Conferência Nacional, ficou acertado que o Fórum montará um miniacampamento articulado, em conjunto com entidades da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Também será organizada uma passeata e serão levadas a Brasília as três moções aprovadas na CES: uma contra a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS); a segunda em resposta à forma antidemocrática com que as conferências estão sendo organizadas e a terceira em apoio ao SUS. A Conferência Nacional terá como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro" e será restrita a delegados eleitos nas Conferências Estaduais.
21 de novembro de 2011
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados - 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário